fbpx

Propriocepção

Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão necessariamente. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular.

Com isso, podemos citar que comprometimento do sistema proprioceptivo acarreta déficits na estabilização articular neuromuscular, que pode contribuir para a ocorrência de lesões como distensão excessiva das cápsulas e ligamentos articulares e, consequentemente, para a desestabilização postural.

Em uma situação de lesão, por exemplo, o sistema proprioceptivo se deteriora e nos torna propensos a desenvolver a mesma lesão de forma repetida, pois perdemos nossa percepção e equilíbrio (Konradsen, 1999) .

Podemos treinar nosso sistema proprioceptivo de diversas formas com exercícios específicos para:

. Melhorar a coordenação;

. Melhorar o equilíbrio estático e dinâmico;

. Melhorar o tempo de reação em diversas situações;

. Incrementar a força muscular;

. Melhorar a coordenação inter e intramuscular.

Pesquisas científicas vem comprovando cada vez mais a eficácia do treinamento proprioceptivo na prevenção e tratamentos de lesões em qualquer atividade esportiva, principalmente as atividades que exigem agilidade, mudança de direção bruscas e esportes de contato.
Portanto, é de extrema importância a prática dos exercícios proprioceptores porque são eles que vão ensinar o seu corpo a se movimentar de forma segura e assim evitar lesões (Marcheto, 2003).

Por: Luis Augusto (Ferrugem)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.